A Contran acaba com obrigatoriedade de simulador veicular em autoescolas
Nesta quinta-feira (13), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou o fim da obrigatoriedade do uso de simuladores nas autoescolas, durante o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além disso, o Contran ainda diminuiu de 25 para 20 horas de aulas práticas necessárias. Caso o aspirante a condutor opte por utilizar o simulador – que permanecerá de forma facultativa –, precisará fazer 15 horas no carro real e outras 5 na máquina
De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o uso do equipamento será feito caso o condutor julgue importante para a sua formação. A nova regra tem um prazo de 90 dias para ser implementada.
“O simulador não tem eficácia comprovada, ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, ele não é obrigatório, em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor.”Tarcísio Gomes de FreitasMinistro da Infraestrutura
Assim como tem ocorrido desde março do ano passado, o Contran novamente adiou o prazo de implantação das placas veiculares no padrão Mercosul. Até então marcado para o próximo dia 30 de junho, agora está previsto apenas para o final de 2019. O órgão afirmou que o objeto ainda passa por ajustes técnicos.
Você concorda com o fim da obrigatoriedade do simulador veicular em autoescolas? Compartilhe conosco a sua opinião!
Post a Comment